Pra começar, a Austrália é um país gigante, quase do tamanho do Brasil. É o sexto maior do mundo, com 7,7 milhões de km². Então não adianta nem pensar em conhecer tudo, o negócio é escolher e priorizar. Em linhas gerais, essas são algumas opções interessantes – e não necessariamente excludentes:

  • Sydney e arredores
  • A Grande Barreira de Corais
  • Outback – o deserto australiano
Sydney e arredores

Embora não seja a capital, Sydney, com 4.5 milhões de habitantes, é a cidade mais populosa da Austrália. Localizada na costa leste, ela é considerada o maior porto natural do mundo, e, olhando o mapa abaixo, dá pra entender bem o porquê.

Há muito o que fazer na cidade e nos arredores: conhecer a Ópera House e o Jardim Botânico; escalar a Harbour Bridge; visitar o Sydney Aquarium e o Taronga Zoo, considerados atrações turísticas imperdíveis; caminhar pela moderna área de Darling Harbour; visitar a Rua das Pedras (The Rocks) numa manhã de domingo; ir à praia (Manly e Bondi são as mais famosas); ver a cidade do alto, subindo na Sky Walk; tirar um dia para visitar às Blue Mountains; ou simplesmente desfrutar as peculiaridades da cidade, como provar carne de canguru e crocodilo.

A Grande Barreira de Corais

A barreira de corais é um complexo ecossistema que se estende por cerca de 2.300 km ao longo da costa nordeste da Austrália.

Como referência, pode-se dizer que ela acompanha o litoral, subindo da cidade de Bundaberg (1.400 km ao norte de Sydney) até a cidade de Cape York.

Para visitar a Barreira é necessário pegar um barco ou um avião, e é possível fazer isso de várias cidades ao longo desse trecho da costa. As bases mais comuns para esse passeio sao Cairns e Airlie.

A nossa foi Airlie, por ser a mais conveniente para quem está vindo da Nova Zelândia – existe um vôo direto de Auckland para Hamilton Island, e, de lá, basta pegar uma balsa para chegar em Airlie.

Para conhecer todas as opções, vale a pena olhar esse site, nas abas “Islands” e “Destinations”.

O Deserto Australiano

Com certeza, o Uluru (chamado de Ayers Rock pelos europeus) é a imagem mais conhecida do deserto australiano.

uluru.PNG

É possível ir até o deserto para visitar apenas o Uluru – existe um complexo turístico, que inclui o Ayers Rock Resort e um aeroporto, a apenas 20km do monolito. E esse blog tem umas dicas bem legais sobre como fazer isso.

Mas, se o plano é explorar o deserto, vale a pena começar por Alice Springs. Localizada praticamente no centro da Austrália, é um bom ponto de partida para ir até o Uluru de carro.

Por ser uma cidade maior, uma das mais importantes da região (apesar de ter menos de 30.000 habitantes), é bem mais acessível no que se refere a rotas aéreas.

Reconhecida como a capital da arte aborígene, é possível também visitar várias galerias por lá. E pra finalizar, que tal assistir a um campeonato de camelos?

Para saber mais sobre a Austrália, vale visitar o Turismo Austrália e também esses blogs, onde achei posts bem legais: Brazil – Austrália, Quanto custa viajar e Portal Oceania.