Esse não é um post sobre “o melhor de Paris”. Ele é sobre as pequenas coisas que fazem de Paris uma cidade que é muito mais do que uma lista de lugares onde você precisa tirar uma foto.

Aqui eu vou te contar como é correr nos parques da cidade e comprar creminhos na farmácia; vou te mostrar como os parisienses passam tempo no verão; e te contar uma ou duas coisinhas sobre a Igreja de Nôtre-Dame, sobre passear no Sena e sobre uma das obras de arte mais importantes da Idade Média.

Se você está mais interessado em planejar um roteiro sobre como conhecer Paris em poucos dias, leia o post Pra Entender Paris. Lá eu falo sobre como a cidade é organizada, onde fica o quê e como programar a visita de acordo com a localização dos pontos turísticos que você quer conhecer.

Se o seu objetivo for encontrar dicas sobre onde comer, leia o post Comidinhas de Paris. Lá eu falo sobre lugares interessantes separados por região (o que facilita bastante na hora de almoçar no meio do passeio).

les-deux-magots

Se está buscando ideias de viagens pela região, leia Arredores de Paris (bate-e-volta a Giverny e Euro Disney).

b46d3-giverny

Ou Noroeste da França: Mont Sant Michel, Normandia e Champagne.

Mont Saint Michel, praias da Normandia e região de Champagne

Mas, agora, vamos ao nosso dia-a-dia na cidade…

É uma cidade espetacular para quem gosta de correr

Correr na rua em Paris é uma maravilha! Grande parte da cidade é plana, então é possível conhecer vários lugares em uma corridinha de poucos quilômetros.

Em menos de uma hora eu conheci o Jardim de Luxemburgo, passei pelo Museu Rodin, cheguei ao parque Esplanade des Invalides (é onde fica o túmulo de Napoleão) e corri até a Torre Eiffel.

Boa parte do rio Sena tem calçadas na margem, muitas vezes no nível do rio mesmo. É outra área excelente para correr, sem precisar se preocupar com o trânsito.

P1010859

E também é sempre possível correr em um dos muitos parques.

Quem contorna o Jardim de Luxemburgo vai correr um pouco mais de 2 quilômetros.

Quem corre na volta do Champs de Mars, que é o parque onde fica a Torre Eiffel, percorre quase 3 km.

P1020397

Mas se supera mesmo quem decide ir no Bois de Boulogne. Uma volta no parque tem mais de 13 km.

No verão, Paris tem praias

Acredite se quiser: no verão, a prefeitura coloca areia na beira do Sena e o rio vira praia.

P1010873P1010875

Esse post fala sobre como foram as praias no verão de 2018. Elas são montadas todos os anos entre julho e setembro.

No começo parece estranho: pessoas de biquini e calção de banho pelo meio da cidade.

Com o tempo a gente acostuma… pela Europa afora é mais ou menos assim, várias cidades montam praias desse tipo.

Ainda não usa creminhos antes de dormir? Comece em Paris!

Paris é o lugar perfeito para começar esse hábito, já que as farmácias tem simplesmente o melhor do melhor e por preços acessíveis.

Eu comprei os meus na CityPharma, simplesmente por conveniência. É super completa e era perto de onde eu estava hospedada. Você vai encontrar muitas outras farmácias como essa em qualquer região da cidade.

O que pode ser difícil é decidir qual comprar. Então, se o seu francês não é suficiente para pedir indicação e ler a descrição dos produtos, sugiro já sair de casa com a listinha de produtos que você quer levar pra casa.

Sobre passear de barco no Sena

Não é imperdível. Quem caminhar pelas margens do Sena à noite vai ver as mesmas imagens – e uma das coisas que a gente mais faz (ou deveria fazer) em Paris é caminhar nas margens do Sena 🙂

Mas é legal. Eu fiz o passeio na minha segunda visita a Paris, quando já entendia bem o quê era o quê. Foi com amigos, nos divertimos, valeu a pena.

Tem passeio com e sem jantar. Acho o jantar desnecessário, já que o objetivo é olhar a cidade (e tem tanto restaurante bom em terra firme!).

Curiosidades da Nôtre Dame

É bem comum ter eventos gratuitos na Nôtre Dame. Eu entrei na igreja, por acaso, numa noite em que estava acontecendo uma apresentação para turistas, contando a história da igreja. Foi super interessante.

E na praça na frente da igreja fica o marco zero, de onde as distâncias de Paris são medidas. Quase ninguém vê, mas garanto que procurando direitinho você acha.

Também na praça, é possível visitar as escavações arqueológicas na frente da igreja.

P1010870 (2)

A cidade começou a desenvolver-se nessa região há mais de 2 mil anos e essas escavações mostram, em diversas camadas, ruínas dos vários povos que viveram por lá.

As deslumbrantes tapeçarias do Museu da Idade Média

Musée de Cluny (Musée de Moyan Age) é uma mansão medieval, que ficou pronta no ano de 1500, e que hoje está plantada no coração de Paris.

P1010847 (2)

Lá conheci uma das coisas mais lindas que já vi na vida – e que, não à toa, é considerada uma das maiores obras de arte da Europa na Idade Média: um conjunto de 6 tapeçarias do séc XV, chamado A Dama e o Unicórnio.

Elas são enormes, todas tem mais de 3 metros de altura e a largura de algumas chega a quase 5 metros.

Cinco das tapeçarias são comumente interpretadas como representando os cinco sentidos – paladar, audição, visão, olfato e tato.

A sexta exibe as palavras ” À mon seul Désir “ (à meu único desejo). O significado da tapeçaria é obscuro, mas foi interpretada como representando o amor ou a compreensão.

Paris, memórias

Espero que sua visita em Paris seja longa o suficiente pra você desfrutar dessas delícias, que, apesar de não serem o mais importante em uma visita a cidade, são algumas das coisas cotidianas que fazem de Paris um lugar tão especial!